Santa Maria chegou ao número de 94.490 autuações apontadas pelos controladores de trânsito no período de um ano, conforme dado publicado esta semana pela prefeitura. Embora a opinião pública critique a forma como os controladores, a Secretaria de Mobilidade Urbana, utiliza-os como uma maneira de reduzir os acidentes de trânsito com vítimas fatais e vítimas com lesões corporais.
Segundo dados informados pela secretaria, em 2021 foram 29 vítimas fatais e 743 com lesões. Os dados levam em conta as vias municipais, estaduais, federais, e as não informadas. Comparado a 2020, houve um aumento de 45% nas mortes, de 20 para 29, e redução de 17% nas lesões corporais, caindo de 896, para 743.
De acordo com o secretário Orion Ponsi, Santa Maria é uma das poucas cidades do país, e a segunda do Estado, a ter uma gestão completa de segurança do trânsito. O trabalho, implementado em 2019, consiste em analisar todos os acidentes com lesão corporal e com morte no trânsito. Este instrumento também serve para medir a eficiência da fiscalização física do trânsito, a educação para o trânsito, e a engenharia de tráfego.
Leia também:
Um ano após implementação, quase 95 mil multas já foram aplicadas por controladores de tráfegoBR-287 tem desvio de tráfego a partir deste sábado devido a obras na Travessia Urbana de Santa Maria
Com a divulgação das infrações pelos controladores, e a manutenção da Avenida João Luiz Pozzobon no topo entre as que mais são autuadas, a discussão do limite de velocidade voltou à tona. Nas principais ruas e avenidas do perímetro urbano da cidade o limite é de 50 km/h, e segundo Ponsi, este número não deve aumentar devido ao agravamento de um acidente resultar em morte em velocidades mais elevadas.– Em Santa Maria, o maior número de vítimas fatais no trânsito é por atropelamento. Estudos mundiais dizem que a 50 km/h você tem 85% de probabilidade de morte em um sinistro de trânsito. A 60 km/h este número se aproxima de 100% de chance de morte. Estaríamos na contra-mão daquilo que fazemos em termos de preservação das vidas se aumentássemos o limite de velocidade – explica.
O aposentado Aldrovandro Witter, 73 anos, utiliza com frequência a Avenida João Luiz Pozzobon é a favor de que a velocidade máxima permitida permaneça a mesma ou até seja reduzida:– Não vejo porque andar a mais de 40 km/h na cidade, porém não entendo porque é apenas 80 km/h o permitido nas estradas, onde deveríamos ter um limite maior – disse.
Conforme o secretário, as infrações constatadas pelos controladores têm uma penalidade, mas há um prazo para que elas se consolidem, o que pode incluir pedidos de recursos. Além disso, algumas multas são convertidas em advertências por escrito automaticamente:– Infração leve ou média, sendo a primeira em 12 meses, é convertida automaticamente em advertência por escrito. Foram quase 19 mil neste um ano, o que é descontado deste total.
DIA DO MOTORISTA
Neste sábado é comemorado o Dia do Motorista, e a prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, vai realizar uma blitz educativa das 9h ao meio-dia. A atividade será realizada em frente à Basílica da Medianeira, e terá como objetivo abordar condutores, chamando a atenção ao cuidado, segurança e empatia no trânsito. Em caso de chuva, a atividade será cancelada. Durante a blitz serão entregues brindes aos condutores.
Leia todas as notícias