Apesar de grande número de multas, controladores reduzem acidentes com lesões corporais

Gabriel Marques

Apesar de grande número de multas, controladores reduzem acidentes com lesões corporais

Santa Maria chegou ao número de 94.490 autuações apontadas pelos controladores de trânsito no período de um ano, conforme dado publicado esta semana pela prefeitura. Embora a opinião pública critique a forma como os controladores, a Secretaria de Mobilidade Urbana, utiliza-os como uma maneira de reduzir os acidentes de trânsito com vítimas fatais e vítimas com lesões corporais. 

Segundo dados informados pela secretaria, em 2021 foram 29 vítimas fatais e 743 com lesões. Os dados levam em conta as vias municipais, estaduais, federais, e as não informadas. Comparado a 2020, houve um aumento de 45% nas mortes, de 20 para 29, e redução de 17% nas lesões corporais, caindo de 896, para 743.

De acordo com o secretário Orion Ponsi, Santa Maria é uma das poucas cidades do país, e a segunda do Estado, a ter uma gestão completa de segurança do trânsito. O trabalho, implementado em 2019, consiste em analisar todos os acidentes com lesão corporal e com morte no trânsito. Este instrumento também serve para medir a eficiência da fiscalização física do trânsito, a educação para o trânsito, e a engenharia de tráfego.

Leia também:

Um ano após implementação, quase 95 mil multas já foram aplicadas por controladores de tráfegoBR-287 tem desvio de tráfego a partir deste sábado devido a obras na Travessia Urbana de Santa Maria

Com a divulgação das infrações pelos controladores, e a manutenção da Avenida João Luiz Pozzobon no topo entre as que mais são autuadas, a discussão do limite de velocidade voltou à tona. Nas principais ruas e avenidas do perímetro urbano da cidade o limite é de 50 km/h, e segundo Ponsi, este número não deve aumentar devido ao agravamento de um acidente resultar em morte em velocidades mais elevadas.– Em Santa Maria, o maior número de vítimas fatais no trânsito é por atropelamento. Estudos mundiais dizem que a 50 km/h você tem 85% de probabilidade de morte em um sinistro de trânsito. A 60 km/h este número se aproxima de 100% de chance de morte. Estaríamos na contra-mão daquilo que fazemos em termos de preservação das vidas se aumentássemos o limite de velocidade – explica.

O aposentado Aldrovandro Witter, 73 anos, utiliza com frequência a Avenida João Luiz Pozzobon é a favor de que a velocidade máxima permitida permaneça a mesma ou até seja reduzida:– Não vejo porque andar a mais de 40 km/h na cidade, porém não entendo porque é apenas 80 km/h o permitido nas estradas, onde deveríamos ter um limite maior – disse.

Conforme o secretário, as infrações constatadas pelos controladores têm uma penalidade, mas há um prazo para que elas se consolidem, o que pode incluir pedidos de recursos. Além disso, algumas multas são convertidas em advertências por escrito automaticamente:– Infração leve ou média, sendo a primeira em 12 meses, é convertida automaticamente em advertência por escrito. Foram quase 19 mil neste um ano, o que é descontado deste total.

DIA DO MOTORISTA

Neste sábado é comemorado o Dia do Motorista, e a prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, vai realizar uma blitz educativa das 9h ao meio-dia. A atividade será realizada em frente à Basílica da Medianeira, e terá como objetivo abordar condutores, chamando a atenção ao cuidado, segurança e empatia no trânsito. Em caso de chuva, a atividade será cancelada. Durante a blitz serão entregues brindes aos condutores.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Receita Federal irá pagar R$ 35 milhões em restituições a 31 mil contribuintes da região Anterior

Receita Federal irá pagar R$ 35 milhões em restituições a 31 mil contribuintes da região

Enem terá mais candidatos para as provas deste ano em Santa Maria Próximo

Enem terá mais candidatos para as provas deste ano em Santa Maria

Geral